IV Workshop Internacional para a Conservação da Gralha-de-bico-vermelho, 10 a 12 de Outubro de 2013, Auditório de Geociências da UTAD
A Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) é uma espécie que tem vindo a despertar a atenção da comunidade científica internacional pela crescente fragmentação da sua área de distribuição e declínio populacional em algumas regiões da Europa.
Esta espécie exibe as características de um excelente indicador ecológico para as regiões onde ocorre, encontrando-se cada vez mais ameaçada pela progressiva alteração e degradação dos seus habitats. Na Europa a qualidade destes habitats é assegurada nas paisagens moldadas por actividades humanas ancestrais, como a agro-pastorícia tradicional, que tendem a ser reconvertidas e/ou abandonadas em larga escala. Em Portugal a Gralha-de-bico-vermelho é o único passeriforme residente classificado como “Em Perigo” no Livro Vermelho dos Vertebrados, com uma regressão acentuada das suas populações no último século, em particular nos últimos 20 anos, praticamente em toda a sua área de distribuição original; tendo mesmo ocorrido a extinção local em muitas regiões onde outrora era comum.
Neste contexto, muitos dos problemas que afectam a viabilidade da Gralha-de-bico-vermelho são comuns nos países abarcados pela sua distribuição e, por essa razão, a partilha de conhecimento no seio da comunidade científica internacional é fundamental para o rigoroso diagnóstico da condição ecológica, principais ameaças e estado de conservação desta espécie.
É com este intuito que se realizará o “IV Workshop Internacional para a Conservação da Gralha-de-bico-vermelho”, de 10 a 12 de Outubro na Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), contando com a presença de investigadores nacionais e internacionais que irão apresentar, debater e promover estratégias de conservação para a espécie. A organização estará a cargo do Laboratório de Ecologia Aplicada do Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas (CITAB) em parceria com outras entidades regionais e nacionais.
As inscrições já estão abertas. Para se inscreverem visitem a nossa página web do Projecto em www.pyrrhocorax-project.com ou o evento na nossa página de Facebook.
Ficamos a aguardar pela V. participação.