terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Fotografias da Exposição "A Gralha-de-bico-vermelho"
Sideshow de fotografias da Exposição "A Gralha-de-bico-vermelho".
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Nova exposição - "A Gralha-de-bico-vermelho"
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
III International Workshop on the Conservation of the Choughs
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Gralhas podem matar Gralhas-de-bico-vermelho
Fotomontagem de Diogo Carvalho
A recente portaria de calendário venatório (Portaria n.º 288/2010 de 27 de Maio) inclui pela primeira vez em 21 anos a Gralha-preta (Corvus corone) como espécie cinegética explorável (ao invés daquilo que estava, como corrigível). Face à similaridade das Corvus corone com a Pyrrhocorax pyrrhocorax, o abate desta espécie protegida poderá ser uma realidade, cabe a todos sensibilizar os caçadores e gestores de caça das áreas de ocorrência desta espécie, para esta possível confusão e esperar que esta Portaria não traga impacto sobre esta espécie Em Perigo (EN) de extinção.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Gralha-de-bico-vermelho no Público
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1441222
segunda-feira, 7 de junho de 2010
"Faça férias com a Gralha de bico-vermelho"
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Entrevista - "A Gralha-de-bico-vermelho"
Entrevista com o Professor João Cabral, abertura da exposição "A Gralha-de-bico-vermelho" e preview do mini-documentário "Projecto Bico-vermelho"
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Projecto Bico-vermelho no "A Voz de Trás-os-Montes"
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Exposição - "A Gralha-de-bico-vermelho"
Para mais informações, visite este link. Boa visita!
sábado, 13 de março de 2010
Mini-documentário: Bico vermelho
Com todas estas variáveis em mente e com o sentimento de desafio como cenário, partimos para o campo com uma pré-produção e um "guião" envolvidos numa grande expectativa… tudo poderia acontecer.
Subimos cedo pela manhã para o Parque Natural do Alvão com o objectivo de captar imagens relativas a medidas de conservação implementadas no abrigo localizado neste parque, e junto de dois outros potenciais dormitórios intervencionados no ano de 2008. A ausência de Gralhas-de-bico-vermelho junto dos abrigos como era expectável, de certa forma contribuiu para um efeito documental que até então nos tinha escapado...há que captar imagens da envolvente dos abrigos e mostrar a natureza tal como ela é.
Logo após um curto e improvisado almoço, seguimos caminho para o Barroso onde esperávamos, com alguma sorte obter imagens das Gralhas-de-bico-vermelho, sem as quais as nossas intenções sairiam goradas. Chegados à serra, dirigimo-nos aos locais habituais utilizados por esta espécie na expectativa de obter imagens de aves em alimentação. Porém, contra as nossas expectativas, as protagonistas do nosso pequeno filme não tinham comparecido. Nada mais restou à equipa senão obter imagens do habitat típico desta espécie, interrompidas periodicamente por algumas considerações sobre o projecto e o trabalho desenvolvido durante as monitorizações da espécie… é em momentos destes que nos apercebemos do valor de Sir David Attenborough…!
Uma vez chegados ao destino, um pouco atrasados, e após um rápido comentário sobre as boas condições de luz para as filmagens, rapidamente se iniciou a distribuição dos colaboradores pelos vários locais de abrigo que constituem o núcleo do Barroso. No entanto, passados poucos segundos, curiosamente ninguém discutia estratégias nem procedimentos, o silêncio entre nós era geral… afinal as nossas amigas já se encontravam na área dos abrigos, e vocalizavam freneticamente como que a avisar que já nos tinham observado e estavam de alerta.
terça-feira, 2 de março de 2010
Exposição sobre Gralha-de-bico-vermelho
Logotípo desta iniciativa concebida por João Cabral
Ao longo dos últimos sete anos o Parque Natural do Alvão (PNAlvão) tem vindo a desenvolver um projecto de Animação e Educação Ambiental intitulado “Descobrir o Alvão”, alguns dos objectivos deste projecto são:
- Interagir com as escolas e alunos da região, lançando novos desafios que estimulem a participação e o prazer de descobrir o Ambiente, as Áreas Protegidas e os valores do Parque Natural do Alvão;
- Estimular a preservação da diversidade biológica, garante do funcionamento dos ecossistemas, com implicações na qualidade de vida a nível ambiental e económica;
- Informar sobre a importância das Áreas Protegidas, na manutenção dos ecossistemas e consequente preservação da Biodiversidade.
Neste sentido, a Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) será objecto da próxima iniciativa.
No seguimento de outras actividades de conservação realizadas em parceria com esta instituição, o PNAlvão convidou o projecto Bico-vermelho a participar nesta acção, o qual aceitou com todo o grado e empenho, que sem dúvida virá a transmitir maior conhecimento da espécie, biologia e ameaças que contribuirá para sensibilizar os mais jovens (e não só) para esta espécie tão ameaçada e em perigo de extinção.