segunda-feira, 14 de março de 2011

Notícias e posters temáticos!

Logo da Ilha de La Palma. © Paulo Travassos
As exposições dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projecto Bico-vermelho, do LEA em parceria com o ICNB, estão por agora encerradas. Em retrospectiva foram ambas bem sucedidas tendo alcançado um público alvo de várias faixas etárias e áreas de formação, tendo o PNAlvão emitido o seguinte comunicado: "Integrada no projecto de sensibilização e educação ambiental do Parque Natural do Alvão “Descobrir o Alvão” esteve patente ao público escolar dos concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, a exposição “Gralha-de-bico- vermelho, conhecer para conservar uma espécie ameaçada”. A exposição pôde ser visitada nos Centros de Informação e Interpretação do PNAlvão, (Vila Real e Mondim de Basto) entre Maio e Dezembro de 2010, totalizando cerca de 3000 visitantes. Aos visitantes era proporcionada uma “viagem” pela biologia e ecologia da espécie, como a visualização de modelos de gralha em tamanho real,  bem como um conjunto de instrumentos de rádio-seguimento, utilizados no estudo e monitorização da população da Gralha. Era também possível observar à lupa binocular, algumas das espécies de insectos de que se alimentam estas aves, bem como dos seus excrementos. Como complemento era exibido um documentário relativo ao Projecto da Gralha-de-bico-vermelho e às missões de observação e seguimento das suas colónias. Esta foi uma exposição que contou com a concepção científica do Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD e que contou também com a colaboração do Serra Shopping da Covilhã. Recorda-se que esta espécie tem estatuto de espécie em perigo e que a sua presença no Parque Natural do Alvão, está na origem da criação de uma Zona de Protecção Total nesta Área Protegida, cujo principal objectivo é contribuir para a sua  preservação. Esta foi uma excelente iniciativa em prol da conservação da espécie, que em muito se fica a dever ao empenho e entusiasmo do LEA/UTAD e dos seus colaboradores, ficando bem demonstrado que o trabalho em parceria é uma mais valia.".
No futuro e de uma forma estruturada, fica a possibilidade de repetir a fórmula noutras regiões que alberguem populações nidificantes da Gralha-de-bico-vermelho, numa lógica de sensibilização para as problemáticas de conservação e trabalhos em decurso. Aproveitando a boa nova, que ficou acordada no 3rd International Workshop on the Conservation of the Chough, realizado entre 13 e 15 de Outubro de 2010 no qual o Projecto Bico-vermelho esteve representado,  anunciamos que o 4th International Workshop on the Conservation of the Chough será celebrado em Portugal em 2013, ficando todos desde já convidados a participar neste fórum de discussão.

Exposição PNAlvão
Exposição PNAlvão



Deixamo-vos com um link para download de algum do material temático que esteve em exposição.

5 comentários:

João Gaiola disse...

E que tal esta exposição ir até ao Serra Shopping da Covilhã??
Este centro comercial tem recebido varias exposições, esta poderia ser uma delas; e que faria todo o sentido, pois é a mascote deste centro comercial.

Diogo Carvalho disse...

João essa hipótese já está prevista, tendo sido aliás, o Serra Shopping da Covilhã nosso parceiro nas exposições já realizadas!

Rafael disse...

Parabéns dende a Galiza pelo blogue...venho de facer un achego do vosso blogue ao meu, ja que remato de facer uma entrada sobre a gralha-do-bico-vermelho ao noroeste do Noroeste da Galiza, (a Costa Artabra e a Serra da Capelada),
Apertinhas de irmandade gallaecicas.

Paulo Barros disse...

Ola Rafael,
Gracias por visitar nuestro blog, nos podes enviar el link de tu blog?.
Si te interesa el personal de DROSERA (http://blogdrosera.blogspot.com/) están decididos a hacer contajes de choias en Galicia, pude ser que quieras participar!
Unha aperta,

Rafael disse...

Obrigado...este é o link do meu blogue http://costaartabra.blogspot.com/
Falarei cos de Drosera, teño amigos nela.
Moito obrigado pela vossa visita.
Saúdos gallaecicos.