|
Logo da Ilha de La Palma. © Paulo Travassos |
|
As exposições dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projecto Bico-vermelho, do LEA em parceria com o ICNB, estão por agora encerradas. Em retrospectiva foram ambas bem sucedidas tendo alcançado um público alvo de várias faixas etárias e áreas de formação, tendo o PNAlvão emitido o seguinte comunicado: "
Integrada no projecto de sensibilização e educação ambiental do Parque Natural do Alvão “Descobrir o Alvão” esteve patente ao público escolar dos concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, a exposição “Gralha-de-bico- vermelho, conhecer para conservar uma espécie ameaçada”. A exposição pôde ser visitada nos Centros de Informação e Interpretação do PNAlvão, (Vila Real e Mondim de Basto) entre Maio e Dezembro de 2010, totalizando cerca de 3000 visitantes. Aos visitantes era proporcionada uma “viagem” pela biologia e ecologia da espécie, como a visualização de modelos de gralha em tamanho real, bem como um conjunto de instrumentos de rádio-seguimento, utilizados no estudo e monitorização da população da Gralha. Era também possível observar à lupa binocular, algumas das espécies de insectos de que se alimentam estas aves, bem como dos seus excrementos. Como complemento era exibido um documentário relativo ao Projecto da Gralha-de-bico-vermelho e às missões de observação e seguimento das suas colónias. Esta foi uma exposição que contou com a concepção científica do Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD e que contou também com a colaboração do Serra Shopping da Covilhã. Recorda-se que esta espécie tem estatuto de espécie em perigo e que a sua presença no Parque Natural do Alvão, está na origem da criação de uma Zona de Protecção Total nesta Área Protegida, cujo principal objectivo é contribuir para a sua preservação. Esta foi uma excelente iniciativa em prol da conservação da espécie, que em muito se fica a dever ao empenho e entusiasmo do LEA/UTAD e dos seus colaboradores, ficando bem demonstrado que o trabalho em parceria é uma mais valia.".
No futuro e de uma forma estruturada, fica a possibilidade de repetir a fórmula noutras regiões que alberguem populações nidificantes da Gralha-de-bico-vermelho, numa lógica de sensibilização para as problemáticas de conservação e trabalhos em decurso. Aproveitando a boa nova, que ficou acordada no 3rd
International Workshop on the Conservation of the Chough, realizado entre 13 e 15 de Outubro de 2010 no qual o Projecto Bico-vermelho esteve representado, anunciamos que o 4th International Workshop on the Conservation of the Chough será celebrado em Portugal em 2013, ficando todos desde já convidados a participar neste fórum de discussão.
|
Exposição PNAlvão |
|
Exposição PNAlvão |
Deixamo-vos com um
link para download de algum do material temático que esteve em exposição.
5 comentários:
E que tal esta exposição ir até ao Serra Shopping da Covilhã??
Este centro comercial tem recebido varias exposições, esta poderia ser uma delas; e que faria todo o sentido, pois é a mascote deste centro comercial.
João essa hipótese já está prevista, tendo sido aliás, o Serra Shopping da Covilhã nosso parceiro nas exposições já realizadas!
Parabéns dende a Galiza pelo blogue...venho de facer un achego do vosso blogue ao meu, ja que remato de facer uma entrada sobre a gralha-do-bico-vermelho ao noroeste do Noroeste da Galiza, (a Costa Artabra e a Serra da Capelada),
Apertinhas de irmandade gallaecicas.
Ola Rafael,
Gracias por visitar nuestro blog, nos podes enviar el link de tu blog?.
Si te interesa el personal de DROSERA (http://blogdrosera.blogspot.com/) están decididos a hacer contajes de choias en Galicia, pude ser que quieras participar!
Unha aperta,
Obrigado...este é o link do meu blogue http://costaartabra.blogspot.com/
Falarei cos de Drosera, teño amigos nela.
Moito obrigado pela vossa visita.
Saúdos gallaecicos.
Enviar um comentário